Coqueiral vai receber etapa classificatória do 49º Fenac

Quem chega pela primeira vez em Coqueiral, no coração do Sul de Minas, tem a forte impressão de que, no município, ainda são cultivados alguns costumes que se perderam com o tempo (e talvez com a modernidade!). É aquele hábito de ganhar um bom dia despretensioso, de ser bem atendido no comércio; de presenciar a fé de um povo que não abre mão de receber o próximo com muita parcimônia. É uma terra que nasceu com essa vocação. Foi em 1767 que alguns sertanistas garimpeiros resolveram construir o primeiro acampamento no local. A procura de esmeraldas, não as encontraram. Mas um deles, Matias Borges, resolveu ficar e fundou um povoado: Espirito Santo dos Sertões. A história conta que Matias logo deu um jeito de trazer a esposa e parte de sua família e amigos.

O povoado cresceu. Mudou de nome. Se emancipou. E por causa do grande número de Coqueiros que existiam em tempos passados, a homenagem: Coqueiral. Essa é uma das principais missões da cidade: agregar sempre. De Matias Borges, com sua família e sua visão em fundar o povoado, até os dias de hoje. A primeira edição do Festival Nacional da Canção (Fenac) chegou na cidade em 2017. E o que se viu foram praças e ruas do município cheias de vida e encantamento. Os participantes apresentaram as canções no palco do festival deslumbrados com as infinitas possibilidades que Coqueiral ofereceu: público sulmineiro e de diferentes cidades. 14 Bis, banda tradicional de Minas, trouxe alguns sucessos: “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Uma Velha Canção Rock ‘n Roll”. E a certeza que a música é universal.

O sucesso da primeira edição do Festival Nacional da Canção foi tanto que em 2018, ele ganhou uma nova versão. E em 2019, na 49º edição, Coqueiral vai receber as etapas classificatórias do Festival. Elas vão acontecer nos dias 9 e 10 de agosto.

CIDADES CONFIRMADAS

PERDÕES: 26 e 27 de julho – A cidade de Perdões fica às margens da rodovia Fernão Dias, principal ligação de Belo Horizonte com São Paulo. A cidade foi fundada em 1911 e tem atualmente mais de 20 mil habitantes. Perdões faz divisa com Lavras.

SÃO THOMÉ DAS LETRAS: 2 e 3 de agosto: – São Thomé das Letras é conhecida pelo misticismo e recebe turistas de todo o Brasil. É conhecida pelas belas paisagens naturais, envolvendo cachoeiras. O Fenac vai ser realizado mais uma vez na cidade.

COQUEIRAL: 9 e  10 de agosto – Coqueiral é uma próspera cidade do Sul de Minas. Mais uma vez, o município recebe o Fenac. Município de gente acolhedora, se destaca também pela produção de café.

TRÊS PONTAS: 16 e 17 de agosto – Três Pontas volta a receber uma etapa classificatória do Fenac. A cidade , conhecida por ser berço de grandes músicos, tem vocação para a cultura e para fomentar os talentos musicais.

NEPOMUCENO: 30 e 31 de agosto – a charmosa Nepomuceno recebe, novamente, o Festival Nacional da Canção. A cidade é destaque no Sul de Minas e tem hoje mais de 25 mil habitantes.

BOA ESPERANÇA: 5, 6 e 7 de setembro – As semifinais e a final do Fenac serão realizadas em Boa Esperança. Berço do Festival que hoje chega a sua 49º edição.É lá que os músicos vão concorrer ao troféu Lamartine Babo.

REGULAMENTO E INSCRIÇÕES

Em breve, o Fenac irá divulgar o regulamento e abrirá as inscrições para a 49º edição. As novidades serão divulgadas no site e nas redes sociais do Festival Nacional da Canção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.